Leonel Pereira
Chef
Nasceu em Pessegueiro/Martinlongo, no Algarve. Tem uma carreira com 30 anos, nacional e Internacional distinguida com as mais altas premiações. Graduado pelas escolas (Lenötre, Alain Ducasse, Culinary Institut of América). Cumpriu o serviço militar nos Fuzileiros (M.G.P).
Foi Chef executivo em hotéis como Sheraton, Meridian, Orient-Express, Pestana, Pousadas de Portugal, entre outros.
Pratica uma cozinha com profundas raízes nas receitas regionais/tradicionais e chama-lhe Irrequieta e Criativa, por tentar sempre aplicar a técnica mais recente para tirar o máximo sabor de cada produto. Mas sempre com o objetivo de reconfortar e surpreender os seus comensais, alem disto, acrescenta-lhe a parte Emocional e Sensorial para ir um pouco mais além através de lembranças e momentos únicos do passado representados no presente.
Desde 2014 tem conciliado a cozinha com a “CCMAR” (centro de ciências do Mar) da universidade do Algarve, onde tem participado em vários projetos como investigador.
No Brasil (2001/2004) abriu todos os hotéis do Grupo Pestana, onde chegou a ser distinguido pelo Guia 4 Rodas no seu Restaurante “Cais da Ribeira” com 1 Estrela, e no mesmo ano recebeu o mais alto galardão neste país “Chefe Revelação Brasil”.
Já no Sheraton Lisboa & Spa (2007/2011) com o projeto do restaurante “Panorama” recebeu 3 vezes o prémio de Chef e Restaurante do ano.
Desde março de 2013 abraçou o projeto do Restaurante São Gabriel, em Almancil, onde tem feito uma verdadeira revolução e revelação do que é para ele a evolução dos sabores locais.
Em 2014 é distinguido com a sua primeira Estrela Michelin.
Já em 2015 é novamente distinguido com o prêmio de Chef do Ano e o São Gabriel com o Garfo de platina (distinção máxima pelo mesmo guia).
2016 volta a ser distinguido com 3 soles do famoso guia REPSOL.
2017/18/19 Garfo platina no guia BCBM e mantém a Estrela ⭐️ Michelin até 2020 data que decidiu encerrar o São Gabriel.
No início de 2020 abre o seu “Checkin-Faro by Leonel Pereira” e no final do mesmo ano é reconhecido com um “Bib Gourmand” pelo Guia Michelin.