Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Jornal de Negócios
Correio da Manhã
cmTV

Maria João Andrade

Arquiteta

A arquiteta portuense Maria João Andrade licenciou-se em Arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto em 2006 e, no mesmo ano, fundou o MJARC Arquitetos Associados, juntamente com Ricardo Cordeiro.
Em 2021, Maria João Andrade foi a única arquiteta portuguesa distinguida pelo prémio Europe 40 under 40, no âmbito dos European Architecture and Design Awards 2020. O EUROPE 40 UNDER 40® é um programa anual iniciado pelo Centro Europeu para destacar e distinguir a próxima geração de arquitetos e designers que terão impacto nos futuros ambientes de vida e de trabalho, cidades e zonas rurais.
A Casa no Vale do Douro, em Marco de Canaveses, e a Clínica Renal de Mirandela, foram os dois projetos apresentados pela arquiteta portuguesa ao concurso europeu.
No projeto da Casa no Vale do Douro, o objetivo era projetar uma casa de férias, localizada na magnífica paisagem do vale do Douro, interferindo o mínimo possível com a topografia visual da paisagem. Para isso, optou-se pela construção de um “edifício agachado”, o que influenciou as decisões relativas ao volume, posição, ocupação, aparência exterior e revestimentos das fachadas.
Já no projeto da Clínica Renal de Mirandela, o foco era criar um edifício projetado do interior para fora, em que Ao átrio do edifício é o ponto central da sua orientação, fornecendo não só um eixo principal, mas também uma fonte de iluminação natural e uma relação direta com o exterior.
Maria João Andrade reflete no seu trabalho a “ambição – ou na verdade acreditamos que é nossa obrigação – usar materiais e métodos de construção sustentáveis para o meio ambiente e trazer de volta a natureza (para a cidade), melhorando a biodiversidade e o bem-estar”.

Voltar à Talk